A História Oficial (1985)
País: Argentina, 112 minutos
Titulo Original: La Historia Oficial
Diretor(s): Luis Puenzo
Gênero(s): Drama, Guerra, História
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Luis Puenzo
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio DE Melhor Filme Estrangeiro
Festival de Cannes
Prêmio de interpretação feminina
Norma Aleandro
New York Film Critics Circle Award
Prêmio de Melhor Atriz
Norma Aleandro
Prêmio David di Donatello
Prêmio de Melhor Atriz Estrangeira
Norma Aleandro
Los Angeles Film Critics Association Award
Best Foreign Language Film
Luis Puenzo
Sinopse: Alícia é uma professora de História pertencente à classe média argentina. Ela convive com pessoas tanto de esquerda quanto de direita, mas desconhece as tragédias pessoais geradas em seu país pela ditadura militar (1976-1983). Ela é uma mãe atenciosa para a filha Gaby, uma criança adotada e trazida para casa por seu marido Roberto.
Após o retorno do exílio da amiga Ana, uma ex-presa política, Alícia começa a descobrir os horrores praticados contra os opositores do regime. Ela começa então a crer na possibilidade de que seu marido teria mantido relações escusas com a máquina repressora do regime e adotado Gaby depois que seus pais, possíveis presos políticos, foram assassinados. A investigação de Alícia para descobrir a origem de sua filha a leva a hospitais insalubres, à igreja frequentada pela família (onde se depara com o silêncio do padre, numa cena que causou problemas com a Igreja Católica por retratar a omissão desta para com o regime) e, finalmente, a uma manifestação das Mães da Praça de Maio, onde encontra aquela que seria a avó biológica de sua filha.
Mesmo se tratando de uma ficção o filme se tornou uma película histórica, pois inclui várias sequências documentais das primeiras manifestações das Avós da Plaza de Mayo, na frente à Casa Rosada, o Palácio da Presidência, onde exigiam saber sobre seus filhos e netos desaparecidos. Até hoje o número de desaparecidos gera polêmica na Argentina, onde muitos acreditam que se trata de cerca de 30 mil, já o governo aponta que são em torno de 9 mil desaparecidos durante a ditadura.
A História Oficial foi lançada no dia 3 de abril de 1985, mesmo dia de início do julgamento dos primeiros militares. Outro fato interessante é que, no dia 24 de março de 1986, dia da premiação do Oscar, faziam 10 anos que a presidente Isabel Perón era deposta pelos militares. Além do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa venceu o Globo de Ouro, a Palma de Cannes, assim como prêmios em Berlim e Itália.
Elenco: